História do IPEI

O IPEI foi criado em 1995, tendo sido constituído como “uma associação sem fins lucrativos, com a finalidade de promover o bem-estar da comunidade através dos recursos e capacidades criativas da Engenharia Industrial, e promover a arte e ciência da engenharia industrial para o benefício da comunidade em geral”.

O IPEI viabilizou a criação em Portugal do Chapter do Institute of Industrial Engineers (IIE), o qual constitui a entidade de referência para os profissionais de Engenharia Industrial. Núcleos de Alunos, interessados nos temas da Engenharia Industrial podem integrar o Portugal Students Chapter do IIE.

O IPEI tem como objectivos:

• Fortalecer as relações entre profissionais que exerçam actividades relacionadas com a Engenharia Industrial;

• Promover reuniões e realizações de carácter socio-profissional, quer entre os seus membros, quer com outras entidades relacionadas com a Engenharia Industrial;

• Promover congressos, colóquios, conferências, seminários e manifestações análogas de natureza científica, cultural, educativa ou técnica;

• Proporcionar o acesso a assuntos, publicações ou outra informação sobre temas de Engenharia Industrial e outros assuntos de interesse para os profissionais.

O IPEI está aberto a todas as pessoas e entidades com interesses nos diversos domínios da Engenharia Industrial, satisfazendo necessidades comuns a profissionais com formação muito diversificada, desde as Engenharias (Civil, Química, Mecânica, Electrotécnica, Materiais, Informática, etc.) até às das Áreas Sociais (Gestão, Economia, Sociologia, etc.), proporcionando conhecimento cruzado e transversal no domínio reconhecido como Engenharia e Gestão Industrial.